Educação - Quinta-feira, 03 de Março de 2022

Comunidade escolar comemora aniversário da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber

Educandário completa nesta quinta-feira, 56 anos de fundação

O prefeito Renato Casagrande recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira(3) a visita de alunos do terceiro e quarto anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Costa Beber.

Luiza Zanetti Rozin, Bernardo Piesanti Meggiolaro e Ana Clara Aozani, acompanhados da professora Daniela Nascimento entregaram ao prefeito Casagrande uma lembrança alusiva a passagem do aniversário de 56 anos de fundação da Escola Municipal Pedro Costa Beber fundada em 3 de março de 1966. Na ocasião, o prefeito Renato Casagrande agradeceu a lembrança e falou da importância do educandário na formação dos alunos, futuros cidadãos do município de Bozano.

Aproveitou a presença do vereador Paulo Godoy na visita para explicar em rápidas palavras o funcionamento da administração municipal e a importância das atividades que são desenvolvidas nos poderes Legislativo e Executivo bozanense, reiterando que melhorias e ações em prol do melhor para a educação de Bozano tem sempre o crivo - aprovação dos gestores dos dois poderes constituídos.

Para a secretária de educação Mônica Ceccato Tonel, a data comemorada nesta quinta-feira é motivo de muita alegria. “Relembramos com carinho nossa infância. Fui aluna na antiga escola Pedro Costa Beber, no antigo prédio que está localizado no Rincão dos Costa Beber em Santa Lúcia.  Nessa escola fui alfabetizada e vivi bons momentos. Parabéns à nossa escola do coração pela passagem dos 56 anos e parabéns a comunidade escolar por acreditar no trabalho de professores, coordenadores e servidores do nosso educandário”, destacou.

No projeto político pedagógico do educandário municipal ressalta-se a missão de acolher as crianças e famílias e oferecer um ensino de qualidade focado em práticas que respeitem as potencialidades das crianças.

História:

No dia 3 de março de 1966, o prefeito de Ijuí  Walter Müller através do decreto executivo nº 54 criava e determinava a construção e instalação de uma escola Municipal no Rincão dos Costa Beber, no 4º Distrito de Ijuí, a qual passaria a ser chamada ¨Escola Municipal Estado do Piauí¨. Em 25 de fevereiro de 1968, houve a troca  de nome da escola Estado do Piauí para Escola Municipal Pedro Costa Beber, troca esta em homenagem a Pedro Costa Beber, que muito fez pela cidade de Ijuí.

Com a emancipação do Distrito de Bozano e as 9 localidades, e devido a boa rede de transporte escolar, bem como um significativo número de alunos em 15 de fevereiro de 2004, na gestão do Prefeito Roque Costa Beber e o Secretário de Educação Domingos Pezzetta, a escola Municipal Pedro Costa Beber que estava localizada no Rincão Costa Beber, transfere-se para novo prédio de 315,78 m² localizado a Rua Emílio Hartmann nº 45, numa área de 2 hectares no centro da cidade de Bozano.

A escola Pedro Costa Beber atende atualmente cerca de 130 alunos do Ensino Fundamental Anos iniciais. Conta com um Ginásio de esportes.