Bozano, domingo, 29 de janeiro de 2023 Telefone (55) 3643-2004

Programa avançar na agropecuária contempla Bozano com a abertura de açudes

Reunião para discutir a questão ocorre no dia 3 de março

Programa avançar na agropecuária contempla Bozano com a abertura de açudes

A Secretaria da Agricultura de Bozano irá realizar no início de março uma reunião com o conselho municipal de agricultura para discutir o programa estadual que prevê a abertura de açudes ou microaçudes no sentido de auxiliar a agropecuária gaúcha devido a estiagem. Conforme o Coordenador de Agricultura Luiz Kinalski o encontro com presença de representantes da Emater ocorrerá no dia 3 de março a partir das 14h.

O governo do Estado criou uma força-tarefa, por meio de decreto, para acelerar o processo de assinatura de convênios entre o governo do Estado, via Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e municípios para o repasse de recursos que viabilizarão a escavação de 6 mil microaçudes no Rio Grande do Sul. Parte das ações de apoio aos produtores rurais para reduzir os efeitos da estiagem.

Em Bozano, conforme Kinalski, o programa prevê a abertura de 10 novos reservatórios de água, por meio do programa que já tem inscrições abertas. O Coordenador disse que haverá cinco suplentes para além das dez inscrições a serem contempladas mediante os critérios a serem avaliados, conforme o que determina o decreto estadual.

Ao todo, o Estado repassará R$ 66 milhões aos municípios para a construção dessas obras. Esse valor integra o eixo de qualificação da irrigação, anunciado no Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.

A reunião do dia 3 de março que ocorre na sala de reuniões da prefeitura debaterá o tema.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 08:20:27