Bozano, domingo, 29 de janeiro de 2023 Telefone (55) 3643-2004

Prefeito assina convênio do Programa Ilumina RS

Investimento do Governo do Estado terá contra partida do município

Prefeito assina convênio do Programa Ilumina RS

O Município de Bozano foi contemplado no programa do Governo do Estado que prevê a liberação de recursos para desenvolvimento de projetos em prol de oferecer a comunidade espaços de convivência e para atividades que promovam a qualidade de vida.

O prefeito Renato Casagrande assinou o convênio na manhã desta sexta-feira(21) que versa sobre o projeto de Iluminação com lâmpadas de Led da Trilha da Mobilidade Ecológica, por meio do programa Ilumina RS.  As obras são realizadas, através da transferência de recursos do Estado com 30% de contrapartida do município, por meio dos projetos “ilumina esporte”, e também o “infraestrutura esportiva”. Os projetos somados preveem investimento de R$ 490.961,62  já incluída a contra partida do município de Bozano. No entanto, neste primeiro momento, apenas o convênio do Ilumina RS foi assinado.

O projeto de iluminação prevê a execução de 1.000,00 metros de Iluminação Pública, em outro projeto que ainda está em andamento, o da Trilha da Mobilidade Ecológica. A iluminação será composta por 50 unidades de postes decorativos e luminárias, além da iluminação do pórtico de entrada da trilha, através de luminárias de piso e mangueiras fita. Toda a iluminação será executada através de luminárias de LED, garantindo maior durabilidade, melhor qualidade de iluminação e também proporcionar redução nos custos de energia além da preservação do meio ambiente, pois além de poder ser reciclada, elas não possuem agentes tóxicos. A Iluminação deverá ser executada em área verde de propriedade do município, localizada na Rua Augusto Mathias Mundstock, esquina com a Rua Pedro Copetti, no centro da cidade, onde localiza-se a trilha ecológica.

A justificativa:

Na justificativa encaminhada ao Estado, o setor de engenharia e projetos do Executivo Municipal destacou que a prefeitura busca, através de uma trilha de 1.000 metros de extensão, com pavimentação de blocos de concreto intertravados, tipo Holandês, oferecer um espaço adequado para a prática do ciclismo e caminhada, o que irá garantir à sociedade o acesso aos direitos previstos na Constituição, como ao lazer e ao esporte.

O projeto conta ainda com a implantação de Passeio Público dentro das normas de acessibilidade, o qual busca oferecer pleno acesso, as pessoas com alguma necessidade especial.  Além disso, a pista pavimentada será capaz de integrar locais já existentes, como a atual trilha não pavimentada, a Academia de Ginástica, e o parque Infantil.

Ainda conforme a justificativa, a obra promoverá o turismo, uma vez que será um atrativo para a comunidade e as escolas, o que permitirá a apresentação da cultura do município de Bozano às demais cidades promovendo também a geração de empregos.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 08:20:27