Educação - Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021

AMUPLAM: Prefeitos acenan retorno às aulas no dia 8 de março

O prefeito Renato Casagrande participou da reunião extraordinária da Amuplam realizada em Ijuí nessa segunda-feira(1) para discutir o retorno às aulas na rede pública municipal de ensino.

Os mandatários municipais discorreram ao longo do encontro sobre os números da pandemia de Coronavírus na região e sobre o regramento necessário para o retorno dos alunos no ano letivo que está previsto para iniciar em março no sistema hibrido.

Em principio, a data inicial de retorno seria dia 1º de março, mas os prefeitos acordaram retomar as atividades letivas nos educandários a partir do dia 8 de março, tendo em vista, ser a mesma data em que o Estado retomará as aulas. Com isso o calendário municipal ficará em consonância com o do Estado também no que diz respeito ao transporte escolar.

Pelo acordo, o aceno de retorno é para o dia 8 de março para os alunos do 1º ao 5º ano. Dia 11 de março para os alunos do 6º ao 9º ano e a partir do dia 15 de março retornariam os alunos do ensino médio nos municípios onde a graduação de ensino é oferecida na rede municipal. Neste momento, segundo o integrante do Conselho de Secretários Municipais de Educação na região (CONSEME) Cláudio Souza, a orientação é para que a educação infantil não seja retomada.

Em relação aos protocolos, haverá necessidade de aferição da temperatura dos alunos e também a observância ao distanciamento em sala de aula. Por isso o sistema híbrido que obrigatoriamente fará com que apenas 50% da capacidade da sala seja preenchida. “Enquanto uma parte dos alunos da turma tem aula presencial, a outra metade estuda on-line e na semana subsequente a ordem se inverte”, explicou Souza.

O tempo de permanência dos alunos e professores nas escolas também será limitado a três horas por turno de ensino em função do espaço necessário para a higienização/sanitização do ambiente escolar, portanto, não haverá recreio entre um turno e outro nas escolas.

O prefeito Renato Casagrande disse ser importante a discussão e concordou em retomar as atividades em Bozano também no dia 8 de março a partir da observância e cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus infeccioso. Os profissionais da educação, bem como os transportadores passarão por capacitação no inicio de março sobre os cuidados preventivos à pandemia visando retomar as aulas no dia 8.

Edição: Antonio Brito