Educação - Segunda-feira, 17 de Maio de 2021

Ansiedade e emoção marcam retorno às aulas presenciais em Bozano

“Está sendo uma experiência única para nós gestores e professores”. Assim a professora diretora Cláudia Marquezan avaliou a retomada das aulas presenciais na escola Pedro Costa Beber na manhã dessa segunda-feira(17) em Bozano.

Pouco antes das 7h30 da manhã os primeiros alunos do educandário municipal começaram a chegar. No portão eram recepcionados e tinham as boas vindas com observância ao protocolo de prevenção à Covid-19 com aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel. Encaminhados para a sala de aula, os alunos observavam um ambiente diferente, mais espaçado e decorado com carinho pelos professores para recebê-los. “A nossa expectativa era a mesma dos alunos que se mostraram ansiosos e ao mesmo tempo felizes por estarem retornando ao convívio dos colegas e dos professores”, observou a diretora Cláudia.

No grupo A, dos 23 alunos previstos, 16 voltaram às salas de aula na manhã desta segunda-feira, dado considerado excelente pelos professores. “Entendemos que ainda há preocupações e que alguns pais ainda estão reticentes em relação a este retorno, mas estamos fazendo o possível para entregar aos nossos alunos um ambiente aprazível, educador e sanitariamente seguro; e neste sentido os estudantes também estão fazendo a sua parte cumprindo com rigor tudo que nós solicitamos”, disse Cláudia Marquezan.

No ambiente escolar, além da higienização das salas de aulas que se dará nos intervalos entre os turnos da manhã e tarde, os espaços coletivos também recebem higienização sempre que necessário, ou quando há a utilização dos alunos, caso da pracinha da escola. Os estudantes, além do lanche que está sendo realizado com horário escalonado, também podem sair por 15 minutos da sala acompanhados pelo professor(a) para uma caminhada no pátio da escola, “sempre uma turma de cada vez para mantermos o distanciamento social, como previsto no protocolo sanitário”, observou a professora.

Para a Secretária de Educação Mônica Ceccato Tonel “a semana está iniciando com muita emoção e esperança em ver nossas crianças retornando à escola que é espaço de aprendizagens, e acima de tudo hoje, segurança”. A educadora deu as boas vindas a alunos e professores e desejou bom trabalho a toda equipe. No total, a escola Pedro Costa Beber tem 120 alunos matriculados.